Buscar vaga de emprego

Empregos da Careerjet

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Aonde eu quero chegar?

Li esse texto, achei simplesmente fantástico e resolvi compartilhar com vocês. Mostra a vida acontecendo de uma maneira em que a gente nem nota.

Texto de autoria de Cristiane Ornelas e esta disponível em seu blog.





Você já se fez esta pergunta? Muitas pessoas têm dificuldades em responder essa pergunta. Quando somos crianças, sonhamos e encontramos nos sonhos um mundo repleto de aventuras, de alegrias, de vitórias, somos incansáveis, curiosos, ousados e não enxergamos a dificuldade, a derrota. Tudo é aprendizado, engatinhamos para a vida sem medo de errar.

Na idade escolar, começam a nos impor limites. Passamos a viver em uma comunidade maior que o nosso lar, perdemos parte de nossa liberdade infantil, assumimos responsabilidades e começamos a temer. Tememos não saber as respostas, já não desbravamos mundos imaginários, pois a realidade começa a nos ser mostrada. Contam-nos histórias que nos questionamos para que servirão. 


Na adolescência, inicia-se um processo doloroso da perda da inocência. Os amigos dividem-se em grupos, a galera do barulho, a turma dos nerd, os roqueiros, os homens de preto, os coloridos e por aí a fora. Começamos uma busca por nossa identidade e uma busca para sermos aceitos. O fato é, na adolescência perde-se um pouco a identidade e nos tornamos caricaturas de nós mesmos.

Ainda na fase da adolescência começamos a pensar no futuro. O que queremos ser? Onde queremos chegar? Que faculdade cursar? O que paga o melhor salário ou aquele que nos faz feliz? Ou, simplesmente não fazer nada! Dá uma vontade de colocar uma mochila nas costas e correr o mundo, se aventurar, ficar longe de tudo que não se gosta e ir de encontro ao novo, ao desconhecido, a aventura e a alegria contagiante dos viajantes sem fronteiras. Mas essa fase vai passando e por volta dos 18, 19 anos temos que decidir o que fazer. Instala-se uma nova crise. 

As organizações hoje buscam pessoas com formação superior. E você fica pensando e eu nem viajei. Mas esta hora, tem que decidir. Faz um teste vocacional e baseia sua escolha naquele com o qual mais se identifica. No entanto não era aquilo que você desejava. Vai lá, presta vestibular e passa... UFA!! Consegui. E agora José? 


Agora, enterra a cabeça nos livros e faz o seu melhor. Sai pelo mundo à procura de um emprego. Aceita o primeiro que aparece, que paga suas contas e vai ficando. Quando se deu por conta la se foram 10 anos da sua vida e o mais perto que chegou de onde queria, foi assistindo um filme que um amigo lhe recomendou.

Onde você está mesmo? Você olha para os lados, repensa seu passado e percebe que o relógio correu e você nem sabe como foi parar ali. Pois bem, a vida é assim mesmo, nos perdemos e nos encontramos às vezes todos os dias, as vezes por anos. A boa noticia é que sempre se pode recomeçar e não importa quantos anos tenha, se são 20, 30, ou se já está longe dos 40 ha uma década ou mais.

Mas não pense que é fácil. Para recomeçar existe um segredo. O recomeço exige força de vontade, determinação, curiosidade e ousadia. Isso lembra alguma coisa? Exatamente, aquele pequenino que você deixou guardado por anos, pois ser criança já não interessava mais. Solte-se, liberte-se e encontre essa criança que existe dentro de você, que não tem medo de errar, que enfrenta o mundo de forma destemida e ousada. Seja criativo, explore seus limites, enxergue mais longe que os dois metros que lhe separam das paredes onde se encontra e do seu sonho de realizar, de ir além.

Pegue uma caneta e papel e comece a desenhar o seu sonho. Estabeleça suas metas, verifique as possibilidades, vá em busca de seus sonhos. Você é capaz e pode realizar. Não pense no tempo que passou. Se passou, passou, já não faz parte de sua vida. Não se veja como um derrotado, um frustrado, mas veja-se com alguém capaz de lutar e vencer. A vida nos impõe desafios, nos coloca no caminho de nossos sonhos, mas quem decide persegui-los ou não somos nós mesmos. Mas para isso você precisa perguntar e responder para você mesmo. Aonde eu quero chegar?

2 comentários:

  1. Boa noite Marcos, gostaria de agradecer seu comentário com relação ao meu artigo e também a publicação do mesmo em seu blog. Fico feliz por saber que meu texto chegou a alguém de forma tão positiva e o fez refletir, sobre si mesmo, sobre sua vida, pois foi exatamente esta a minha intenção, sendo assim, fica aqui meu muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Um excelente texto.
    Ótimo para sala de aula.
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Dê a sua opnião sobre esse Post.

Empregos da Careerjet