Buscar vaga de emprego

Empregos da Careerjet

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ergonomia

ergonomiaLembrando um pouco da aula que tive ontem e de uma dor nas costas que não me deixa quieto, resolvi escrever um pouco sobre “Ergonomia”.

Poucos sabem o quanto esses estudos estão presentes em nosso dia-a-dia, muito menos o quanto são importantes pra gente, tanto na vida pessoal quanto profissional. Sendo que na vida profissional os estragos podem ser um pouco maiorea do que na pessoal, tanto aos donos das empresas, quanto e principalmente aos colaboradores que são diretamente afetados pela má colocação de objetos de trabalho, mau estado ou a falta deles.

Também chamada de “Engenharia dos Fatores Humanos” a palavra Ergonomia deriva-se de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis, normas, regras e etc. Hoje em dia, a palavra é carinhosamente usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”.

Ivo Gomes escreveu em seu blog que “A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de actividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonômicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia actua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os stresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos factores ambientais que possam afectar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.” Acho que ele foi bem claro.

Esses são alguns exemplos que ele citou das diversas áreas que a ergonomia pode atuar.

  • No desenho de equipamentos e sistemas computorizados, de modo a que sejam mais fáceis de utilizar e que haja menor probabilidade de ocorrência de erros durante a sua operação – particularmente importante nas salas de controlo, onde existe uma elevada carga de stress.
  • Na definição de tarefas de modo a que sejam eficientes e tenham em conta as necessidades humanas, tais como, pausas para descanso e turnos de trabalho sensíveis, bem como outros factores, tais como recompensas intrínsecas do trabalho em si.
  • No desenho de equipamentos e organização do trabalho de modo a melhorar a postura e aliviar a carga de trabalho no corpo, reduzindo assim as Lesões Músculo-Esqueléticas do Membro Superior e as Lesões resultantes de Trabalho Repetitivo.
  • Na arquitectura da informação, de modo a que a interpretação e uso de guias, sinais, e ecrãs seja mais fácil e sem ocorrência de erros.
  • Na criação de acções de formação para que todos os aspectos do trabalho sejam compreendidos pelos trabalhadores.
  • No desenho de equipamento militar e espacial – casos extremos de resistência do corpo humano.
  • Na concepção de ambientes de trabalho, incluindo a iluminação e a temperatura ambiente, de modo a satisfazer as necessidades dos utilizadores e das tarefas executadas. Onde seja necessário, na concepção de equipamentos de protecção individual para o trabalho em ambientes hostis.
  • Nos países em desenvolvimento, a aceitação e eficiência do uso de tecnologia básica pode ser melhorado significativamente.

Comente, dê a sua opinião. Obrigado…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opnião sobre esse Post.

Empregos da Careerjet