Buscar vaga de emprego

Empregos da Careerjet

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A sombra do inglês!

Durante muito tempo vimos nos “Requisitos” dos processos de seleção para trainee, que não era necessário qualquer tipo de experiência ou extensão do curso, “apenas” a formação concluída e fluência em inglês e ser um tanto quanto jovem.

Esse quadro, aos poucos, veio mudando. Hoje, a faixa etária subiu consideravelmente, as experiências anteriores são fatores que irão pesar na hora ‘H’ e o inglês deixou de ser pré-requisito.

Pelo menos isso é o que dizem as revistas e sites especializadas em carreira, pois em uma rápida pesquisa que fiz hoje pela manhã, de 24 programas trainee, apenas 1 não tinha a fluência em inglês como pré-requisito. Vale até a pena ajudar com a divulgação do programa, apesar de não ser preciso, foi o Jovens Talentos Kraft.

voce-pode-falar-ingles-300x258Tomara que as empresas entendam que o inglês e qualquer outra língua ou habilidade técnica, podem ser perfeitamente assimiladas pelo profissional em qualquer época de sua carreira. Já a capacidade de se aprender algo novo, de se alinhar a cultura da empresa, o caráter, a personalidade, as ambições… não se podem ser adquiridas de uma hora pra outra.

Isso seria até fácil, é só calcularem os gastos que uma empresa tem treinando, capacitando, dando feedback, experiência, acompanhamento de um coach, passagens, comida, hotel… entre tantos outros mimos.. para no final do processo, o promissor colaborador dizer que não se adaptou a cultura organizacional…

De qualquer forma vamos esperar pra ver se esse quadro vai mudar completamente ou se foi apenas um momento de euforia de alguns escritores..

2 comentários:

  1. Olá Marcos, concordo em partes contigo porém, sobre o inglês acredito que não é assim tão fácil de adquirir fluência em qualquer momento da carreira. Com os passar dos dias as responsabilidades só aumentam e o tempo só diminui. Para ter uma fluência boa em qualquer idioma é necessário muito tempo e dedicação. Por isso, se esta é uma necessidade da empresa, fica mais fácil contratar um profissional que já possua este requisito, assim a empresa poderá focar seus investimentos e treinamentos nas necessidades de seu negócio, agilizando o processo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos.. faz tempo que você não posta no blog.. espero que não abandone-o pois ele é muito bom..

    ResponderExcluir

Dê a sua opnião sobre esse Post.

Empregos da Careerjet