Buscar vaga de emprego

Empregos da Careerjet

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Saber se expressar é importante, mas saber escutar é mais


Nossa mente ferve em pensamentos e logo já estamos falando pelos cotovelos: pensa e fala, fala e pensa, fala, fala, fala. Não é mais ou menos assim?
Por muito tempo venho notando que as conversas estão cada vez mais vazias e sem interesse genuíno. Digo no sentido de que a maioria das pessoas não escuta, simplesmente espera sua vez pra falar. Complicado pensar assim, não acha? Mas essa é a mais pura realidade.
Se você parar pra observar uma conversa sua ou a de alguém próximo, perceberá que logo que uma das pessoas termina de falar, a outra concorda e já começa a falar sobre si mesmo ou de suas próprias experiências. Deveríamos ouvir nosso interlocutor com mais empatianão acha? É importante entender as coisas por outra perspectiva, e não só pela nossa.
Empatia significa a capacidade de se colocar no lugar do outro, buscando sentir como se estivesse na mesma situação e circunstância experimentada pela outra pessoa.
Vejo que isso não acontece no nosso dia-a-dia, estamos sempre correndo e, como tinha citado antes, só esperando a nossa vez de falar. Ouvir com empatia significa compreender. Assim você compreende e então dá continuidade ao assunto. Saiba ouvir, aprenda a falar na hora certa e com propriedade, pois assim você terá mais credibilidade.
Abaixo vão 3 dicas que podem te ajudar a escutar melhor:
1. Concentre-se na mensagem
Quantas vezes você já se pegou com a mente vagando enquanto conversava com alguém? Lembrou-se do médico, da sua próxima tarefa, mas não manteve atenção plena no seu interlocutor. Procure se desligar dos ruídos externos e se concentrar inteiramente na conversa.
2. Faça perguntas
Perguntar ajuda a colher mais detalhes da mensagem, fazendo com que você se mostre mais interessado e, consequentemente, entenda melhor o que está sendo dito.
3. Foque na ideia
Procure entender o contexto, a ideia, e não se isso é do seu agrado. Levar tudo para o lado pessoal limita nossos horizontes.
Com certeza saber ouvir é uma das formas de comunicação mais difíceis de dominar. Não deve ser a toa que temos dois ouvidos e uma boca, não é?

Fonte: Olhar Seletivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opnião sobre esse Post.

Empregos da Careerjet